Coluna Edmar Ptak

Amigas até que o poder separe: Mal assume prefeitura de SFI, Yara Cinthia começa a dar sinais de rompimento com Francimara

Por Campos 360 News em 03/01/2025 às 23:02:46


Mal assumiu a gestão do município de São Francisco de Itabapoana, a prefeita Yara Cinthia começou a publicar nas redes sociais críticas veladas à administração de sua antecessora, Francimara Barbosa Lemos, indicando que o clima de amizade e cordialidade entre ambas ficou no passado.


Em um vídeo gravado ao lado do vice-prefeito, Renato Roxinho, Yara visitou a Secretaria de Transportes e mostrou diversos veículos sucateados. A postagem, também compartilhada no perfil institucional da Prefeitura, gerou polêmica. Frederico Barbosa Lemos, ex-prefeito e esposo de Francimara, rebateu, afirmando que os veículos sucateados eram remanescentes da gestão de Pedrinho Cherene (2013-2016). Segundo ele, Francimara havia colocado esses veículos em leilão, mas nenhum foi arrematado.


Em resposta, Francimara utilizou sua conta no Instagram para divulgar um vídeo mostrando diversos veículos adquiridos durante seus oito anos de gestão, incluindo carros sedã, caminhões e tratores, destacando as conquistas de sua administração.


Um servidor municipal, que preferiu não se identificar, declarou à nossa reportagem: "Aqui em São Francisco ninguém está entendendo nada", referindo-se à postura da nova prefeita.


Frederico Barbosa Lemos também comentou em uma publicação oficial da Prefeitura no Instagram: "Aproveitando para lembrar que o governo que iniciou foi indicado por Francimara e nosso grupo político. Não foi o adversário (Pedrinho Cherene) que venceu as eleições."


Desde sua emancipação, o município de São Francisco de Itabapoana é governado por duas tradicionais famílias políticas. A Família Barbosa Lemos, que teve como primeiro prefeito o radialista Barbosa Lemos, além do filho Frederico, que assumiu após a cassação do então titular, Beto da Saúde, e de Francimara, primeira mulher a governar a cidade, com dois mandatos consecutivos. A outra família é a Cherene, representada por Pedro Cherene, eleito duas vezes, e seu filho Pedrinho, vencedor de um pleito.


No dia 31 de dezembro, Francimara se despediu da gestão com uma mensagem otimista: "Não é um adeus, mas um "até logo"."

Comunicar erro
Edmar coluna

Comentários

Edmar