Coluna Edmar Ptak

PAI DENUNCIA NEGLIGÊNCIA NO SHOPPING PARTAGE EM CAMPOS.

Criança desaparece de espaço infantil em shopping e é encontrada por funcionária da limpeza.

Por Redação em 16/03/2025 às 20:07:49

Um incidente envolvendo a segurança de uma criança em um espaço de recreação infantil no Shopping Partage Campos gerou preocupação entre os frequentadores do local. Na última noite, um menino autista, identificado como Davi Lucas, desapareceu do ambiente Brinquedolândia enquanto seus responsáveis o buscavam. Segundo relato do pai, ao retornar para buscá-lo, ele e sua esposa não encontraram o filho no local e não receberam auxílio imediato das colaboradoras na busca pela criança.

Diante da ausência do menino, os pais iniciaram uma procura pelo shopping e, posteriormente, foram informados de que ele havia sido localizado por uma funcionária da limpeza na praça de alimentação. A servidora o encaminhou ao chefe da segurança, que o manteve sob supervisão até a chegada dos responsáveis. O pai relatou ainda que a empresa responsável pelo espaço de recreação recusou-se a assinar o documento de reclamação formal.

O Shopping Partage Campos soltou uma nota breve e sem muitos esclarecimentos, apesar de questionado em diversos pontos, principalmente em relação aos protocolos de segurança nesse tipo de situação:

1. Se o shopping tem conhecimento sobre o ocorrido? Como avalia a situação?

2. Quais são os protocolos de segurança adotados pelo shopping para evitar que crianças saiam desacompanhadas do espaço de recreação?

3. Foram adotadas medidas internas para apurar o fato e reforçar os procedimentos de segurança?

4. Qual a justificativa para a recusa da responsável pelo espaço infantil em assinar a reclamação formal apresentada pelos pais?


Nota à imprensa do shopping Partage

Campos dos Goytacazes, março de 2025 - O Partage Campos Shopping informa que, na noite do dia 15 de março, uma criança que estava sob os cuidados de uma operação terceirizada de recreação ausentou-se do local onde estava. Desde o momento em que o shopping tomou conhecimento do ocorrido, prestou todo o suporte necessário aos pais e responsáveis, uma vez que, prontamente, localizou a criança através da equipe de segurança do empreendimento, e a mesma foi entregue aos seus responsáveis com total segurança.

O shopping reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os seus clientes.

O Partage Campos segue à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Quanto ao posicionamento da administração do Brinquedolândia, não houve retorno por meio de nota à imprensa até o momento, continuando o espaço aberto para esclarecimentos.


Versão do pai na íntegra:

(ASSISTA AO VÍDEO AQUI):

"Fala pessoal, bom dia!

Estou fazendo este vídeo de forma objetiva para esclarecer o ocorrido ontem no Shopping Partage Campos, mais especificamente no espaço Brinquedolândia. Peço que, se você é pai ou responsável, compartilhe esta mensagem, pois trata-se de um alerta de utilidade pública muito importante.

Ontem, meu filho, Davi Lucas, ficou na Brinquedolândia, um espaço de recreação infantil no shopping. Ao deixá-lo lá, informamos na entrada que ele é autista, com nível um de suporte. Como ele não apresenta dificuldades de comunicação ou socialização, não foi solicitado que permanecêssemos no local. Quando isso acontece, seguimos a recomendação, apresentamos o laudo médico e ele recebe um desconto na entrada.

No entanto, percebi que algumas estruturas do espaço dificultavam a movimentação das crianças. Além disso, notei que uma das colaboradoras demonstrava impaciência, inclusive ao interagir com meu filho, chegando a puxar sua perna de maneira inadequada.

O mais grave aconteceu no momento de buscá-lo: ao entrar no espaço, não encontramos nosso filho. O desespero tomou conta de mim e da minha esposa. Procuramos por ele dentro dos brinquedos, na piscina de bolinhas, mas ele não estava lá. O que tornou a situação ainda mais preocupante foi a total indiferença das colaboradoras, que sequer se mobilizaram para nos ajudar na busca.

Diante disso, saímos pelo shopping à sua procura. Felizmente, Davi Lucas encontrou uma funcionária da limpeza na praça de alimentação, que imediatamente o levou até o chefe da segurança. Assim, conseguimos localizá-lo em um dos corredores do shopping.

Ao questionarmos as colaboradoras do Brinquedolândia, elas simplesmente alegaram que não haviam visto Davi Lucas sair, o que é inaceitável, pois o espaço possui duas portas trancadas. Essa falha na segurança configura uma negligência grave, que não pode ocorrer em um ambiente destinado a crianças.

Registramos uma reclamação formal no shopping, e o chefe da segurança, que foi muito solícito, assinou o documento. No entanto, a gerente do parque, seguindo ordens superiores, recusou-se a assinar, demonstrando total negligência e falta de compromisso.

Posteriormente, a empresa entrou em contato conosco para pedir desculpas, e tenho registrado o áudio da conversa com o superior da gerente, no qual ele confirma que a ordem era para que ela não assinasse o documento, isentando-se de qualquer responsabilidade pelo ocorrido.

Saímos extremamente indignados e tomaremos todas as medidas cabíveis. Registraremos um Boletim de Ocorrência, apresentaremos uma denúncia ao Ministério Público e entraremos com uma ação judicial contra a empresa. Além da negligência no cuidado com as crianças, a empresa ainda tentou se eximir da responsabilidade pelo ocorrido.

Deixo este alerta para todos os pais e responsáveis que costumam frequentar o shopping com seus filhos. No nosso caso, além de Davi Lucas, temos Laurinha, de apenas cinco meses. Muitas vezes, os pais confiam nesses espaços para garantir momentos de lazer para os filhos, acreditando que estarão em segurança. No entanto, o que vivemos ontem mostra que essa confiança pode ser quebrada.

Se puder, compartilhe este vídeo para que mais pessoas fiquem atentas a essa situação."

Comunicar erro
Edmar coluna

Comentários

Edmar